sexta-feira, 23 de abril de 2010

Compartilhando Experiências...

"Não deixe sua inscrição para última hora.

Vou relatar o que aconteceu comigo na sexta-feira e que sirva de exemplo para outros (mas será que tem gente que vacila assim como eu?)

Depois de dias sem organizar a estante, onde ficam os documentos para pagar, arquivar, descartar etc. deparei-me com a solicitação de inscrição da minha irmã para o concurso da caixa econômica (técnico bancário nacional). Imediatamente, fui olhar a data de pagamento e já comecei a suar frio: 15 de abril.

Era dia 16 de abril. E agora? O que faria? Como diria à ela?
Qual seria sua reação?
E o curso para esse concurso no qual ela havia se matriculado?
Bem, pelo que conheço dela, ficaria sem falar comigo um mês, deixaria para mim a responsabilidade de cancelar o curso e de pagar pelo prejuízo, e iria repetir por meses que não faria mais concurso por minha culpa.

Culpa, eita sentimento medíocre. Bem, agora o problema era assumir o prejuízo e a responsabilidade. Mas aí, continuei no temor: o que direi a ela? Pensei comigo: tinha que ter uma alternativa. Será que o concurso foi adiado? Liguei imediatamente o notebook, acessei a internet e cliquei na cespe, concurso cef, tinha um edital de prorrogação.

Que alegria, mas durou pouco: era para Rio e São Paulo. Desliguei o note e continuei desolada. Daí, peguei um livro de orações que tenho, e li alguma coisa que me acalentou, me deu aquele ânimo novalmente e...resolvi ligar novamente o notebook, e cliquei em página de acompanhamento. Tal foi a minha surpresa: o pagamento poderia ser feito até dia 19, exclusivamente nas agências da caixa ou lotérica. Daí pensei, não vou em lotérica, vou diretamente, na segunda-feira, pagar num agência da caixa. Ah e claro, agradeci a Deus por ter me inspirado e me dado uma pontinha de esperança.

Acreditei!!!

Mas, o sufoco não terminou aí. Ao chegar na caixa, a surpresa: todas estavam sem conexão, sem funcionar o sistema. E agora? Nenhum funcionário sabia informar nada, pois o concurso já havia sido prorrogado,será que prorrogariam o pagamento, já que a parada do sistema era nacional também? E será que o sistema estaria funcionando nas lotéricas? Um funcionário da caixa ofereceu-se para deixarmos o dinheiro com ele, que nos daria um recibo. Não, melhor não arriscar. E se o sistema não voltasse? Vamos tentar numa casa lotérica. Nós, porque lá estava uma senhora que estava querendo pagar a inscrição do filho, que também deixou para para o ÚLTIMO DIA. E fomos para uma casa lotérica ali perto. Fora a fila, a mesma coisa: o sistema caia e voltava, caia e voltava. Meu Deus!!! Já com menos aflição, enfim, conseguimos efetuar o pagamento. Bem, pessoal: inscrição para o último dia: nunca mais!!!!"

Katia Maria Rocha, por e-mail.

Tudo começou quando...

meus sobrinhos, e não são poucos, resolveram fazer concurso para o Tribunal de Justiça.

Eu já estava trabalhando como Auxiliar Judiciário, aprovada no concurso de 1993. Pediram-me que desse aulas.

Então nos reuníamos na casa de um deles aos finais de semana e estudávamos. Comecei a elaborar apostilas que eram chamadas por eles de "apostilas da Que-Quel".

Ah, devo dizer que também não foi fácil pra mim.

Sou caçula de uma família com dez filhos.

Meus pais, muito humildes, não podiam fazer mais do que faziam. Todos tivemos que nos virar muito cedo.

Mas eles estavam ali.... movidos de esperança. Ensinaram-me que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, não importa quantas vezes choremos... não importa se não chegamos em primeiro lugar... não importa se não alcançamos nossos alvos na primeira tentativa... não importam as adversidades... apenas continuem, dizia meu pai. E o via ali, praticando, ele mesmo, tudo o que ensinava.

E segui.

E então, como dizia, comecei a elaborar apostilas que foram ficando famosas... rsrs


No Fórum onde trabalhava, os colegas começaram a pedir que desse aulas. Mudei o local para minha casa e começamos a estudar.

E veio o concurso de 1997. Prova difícil.
Não obtiveram o êxito esperado. Mas não desistimos.

E veio o concurso de 2001. Estava já há algum tempo no TJ e resolvi que precisava mudar de cargo. Precisava passar para Analista. O que fazer? Pedi um mês de licença-prêmio e me tranquei em casa.

Prestem atenção. Tranquei-me!!! O tempo jogava contra mim. Minha licença foi deferida para 1º de julho de 2001 e a prova seria vinte e um dias depois.


Passava os dias lendo Codejrj e Estatuto e gravando a minha própria voz para escutar mais tarde, enquanto fazia outras tarefas.

Estudei o que pude, como pude.


E aí... em 2001 fui aprovada para Analista Judiciário (antigo Técnico Judiciário Juramentado). Gabaritei as questões de Codjerj e Estatuto.

Pouco tempo depois, estava trabalhando, quando um amigo, Vinícius, sabendo que eu havia gabaritado essas matérias, me convidou para dar aulas em Campo Grande-RJ.

Fui, morrendo de medo. Frio na barriga. Mas fui...

Lembra?? Jamais desistir!


Parece que gostaram... Daqui a pouco, ele mesmo , Vinícius, ao ser convidado para dar aulas em um curso da Barra, indicou meu nome para substituí-lo.

E lá fui eu... Assim, foram conhecendo meu trabalho.

Logo, estava sendo convidada para outro curso... e outro... e outro...


E tenho dado aulas desde então. A cada concurso, um novo desafio.

As apostilas da "Que-Quel" foram transformadas em apostilas da Professora Raquel Tinoco.

Amanda, minha sobrinha, está hoje no TJ-PR.

Outros sobrinhos seguiram rumos diferentes, sempre em frente, sempre na direção de seus sonhos. Estão chegando lá.


Meus alunos tornaram-se meus amigos e isso não tem preço.

Meu maior incentivo?? É acompanhar cada resultado e torcer por:

Admares, Alessandras, Alexandres, Alines, Amandas, Andréias, Andrezzas, Anicks, Arianes, Biancas, Bias, Brunos, Calixtos, Carlas, Carlos, Carlinhos, Carolinas, Carolines, Cidas, Christians, Constanças, Cristianes, Daniéis, Danielles, Deises, Denises, Diogos, Drês, Dris, Eneas, Fabíolas, Fábios, Fernandas, Filipes, Flávios, Freds, Giselas, Giseles, Ghislaines, Glórias, Hannas, Henriques, Ianos, Ilanas, Isabéis, Isabelas, Israéis, Ivanas, Ivans, Izadoras, Jackies, Jacques, Janes, Joões, Jeans, Julianas, Kayenes, Kátias, Lenes, Léos, Lúcias, Lucianas, Lucianos, Ludymilas, Luízas, Luzias, Magnos, Marcelas, Marcélis, Marcellas, Marcelles, Márcias, Marcys, Marianas, Marias, Megs, Meles, Mônicas, Patrícias, Pattys, Paulos, Pedros, Pritzes, Rafas, Rafaéis, Raphas, Raquéis, Renatas, Renées, Robertas, Robertos, Rodrigos, Rogérias, Silvanias, Simones, Sérgios, Suelens, Suellens, Tassianas, Tatis, Vanessas, Vicentes, Wilsons....

Deus os abençoe.

não desista!

não desista!

Postagens